Benvindo ao Centro Oftalmológico Professor Paulo Torres

Horário : Segunda a Sexta - 14:00 ás 20:00
  Contacto : 226 051 280

Transplante de Córnea

Transplante de córnea

Tempos de espera reduzidos no máximo cerca de 1 mês dada à legalização do recurso ao Banco de Olhos Europeu além do nacional que já existia.

O transplante de córnea continua a ser o recurso cirúrgico para muitas patologias que originam a opacidade ou irregularidade da córnea (Queratocones, cicatrizes traumáticas ou infecciosas, degenerescências hereditárias ou adquiridas da córnea, etc).

A possibilidade de recurso ao Banco Europeu permite – conforme a informação do próprio banco – obter córneas para transplante no prazo de 30 dias. O recurso ao banco Nacional tem prazos de espera muito variáveis mas que geralmente excedem vários meses.

Acresce a esta mais valia, o facto também muito importante, que se trata de um Banco de Olhos que pode fornecer os múltiplos tecidos obtidos dos olhos de cadáver e não só as córneas. Torna-se assim possível proceder a cirurgias mais rápidas e simples com os transplantes de endotélio ou de Descemet e endotélio, os implantes de tecido escleral para reparação de feridas, deiscências ou cirurgia de tumores oculares, que até aqui não era possível obter nos bancos nacionais para recurso das instituições privadas.