Benvindo ao Centro Oftalmológico Professor Paulo Torres

Horário : Segunda a Sexta - 14:00 ás 20:00
  Contacto : 226 051 280

Lentes Intraoculares na cirurgia da Catarata

LENTES INTRAOCULARES na cirurgia da CATARATA

Existem diversos tipos de lentes intraoculares a introduzir de acordo com o tipo de olho do doente, indicações médicas e critérios de segurança estabelecidos em exames pré-operatórios.

Lentes Intraoculares Monofocais

 São as lentes intraoculares mais utilizadas na cirurgia da catarata em todo o mundo. Apresentam uma qualidade ótica excecional e corrigem também a miopia ou a hipermetropia pré-existente. Assim, com um bom calculo biométrico no pré-operatório, o doente pode ficar sem óculos para longe, sendo necessário o uso de óculos apenas para o perto.

Para diminuir a necessidade de óculos para perto, pode-se utilizar uma técnica chamada de “monovisão”, na qual um olho fica mais bem preparado para ver ao longe, enquanto o outro fica com visão preferencial de perto. Apesar dos doentes gostarem do resultado e de ficarem sem usar óculos em grande parte do tempo, a monovisão não apresenta os mesmos resultados da técnica com lentes multifocais.

Lentes Intraoculares Multifocais

As lentes intraoculares multifocais de última geração permitem a correção da visão após a remoção da catarata e possibilitam visões ao longe e ao perto sem a necessidade de utilização de óculos. A tecnologia de multifocalidade das lentes intraoculares é diferente das lentes dos óculos e podem ser implantadas mesmo em pessoas que não se adaptaram aos óculos multifocais.

Estas lentes aumentam a qualidade de vida e oferecem um grau elevado de satisfação pessoal apesar de apresentarem um pequeno período de “neuroadaptação” de cerca de 3 a 6 meses.  Durante este período, é comum a perceção de anéis luminosos em volta da luz (halos) que podem prejudicar a condução noturna e a dificuldade na visão intermédia (computador).

Existem várias marcas de lentes intraoculares multifocais com indicações distintas para cada caso.

Lentes Intraoculares Tóricas

São lentes intraoculares, monofocais ou multifocais, com capacidade para correção de astigmatismos elevados que poderiam interferir no resultado visual final caso não fossem corrigidos. Assim, em doentes com astigmatismos elevados, com indicação para cirurgia da catarata e que querem ficar a ver ao longe e ao perto sem óculos, devem ser implantadas lentes tóricas.

Quando o astigmatismo é baixo (menor que 1 dioptria), este não interfere no resultado cirúrgico final e nem sempre é preciso tratá-lo.