Benvindo ao Centro Oftalmológico Professor Paulo Torres

Horário : Segunda a Sexta - 14:00 ás 20:00
  Contacto : 226 051 280

Lentes Fáquicas Intraoculares

LENTES FÁQUICAS INTRAOCULARES

(Correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo)

A cirurgia com lente fáquica intraocular é a técnica geralmente utilizada na correção da ALTA MIOPIA ou em doentes sem critérios anatómicos de segurança para a cirurgia LASER na córnea.

 

 

 

 

 

A lente é introduzida na câmara anterior do olho por uma porta de entrada na córnea com cerca 3.1 mm, é fixada à iris e não são necessários pontos de sutura. Pode ser feita sob anestesia tópica (aplicação de gotas) ou anestesia geral e em regime de ambulatório.

Os candidatos têm que apresentar os critérios abaixo indicados:

  1. Idade maior que 20 anos
  2. Estabilidade refractiva há mais de 18 meses
  3. Critérios anatómicos de segurança: córnea, câmara anterior, pupila, cristalino e retina
  4. Perfil psicológico adequado

Em casos selecionados, poderá haver a necessidade de combinar cirurgias diferentes (lente fáquica intraocular e cirurgia corneana a LASER) para obtenção de um resultado refractivo perfeito.

O doente submetido a cirurgia com LENTE FÁQUICA INTRAOCULAR deverá fazer vigilância em consultas anuais de Oftalmologia para confirmação da presença dos parâmetros anatómicos de segurança ao longo da sua vida. Assim, contagens periódicas das células endoteliais corneanas, medições da profundidade da câmara anterior, avaliações do cristalino (catarata) e da retina são mandatórias. A qualquer momento, pode ser proposta a substituição da lente fáquica implantada por outra de modelo diferente ou a extração da lente fáquica associada a cirurgia do cristalino com implantação de uma lente intraocular no lugar deste.

A cirurgia com lente fáquica intraocular é reversível.