Benvindo ao Centro Oftalmológico Professor Paulo Torres

Horário : Segunda a Sexta - 14:00 ás 20:00
  Contacto : 226 051 280

Cirurgia Refractiva

CIRURGIA REFRACTIVA
(Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo)

Por cirurgia refractiva entende-se um conjunto de cirurgias que permite ao doente adquirir acuidades visuais de excelente qualidade para a realização de tarefas diárias normais, nomeadamente a condução de veículos, trabalho ao computador e leitura, sem a necessidade de utilização de óculos e ou lentes de contacto.

Atualmente, a cirurgia refractiva é capaz de corrigir todos os erros refractivos dos doentes: a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

O doente candidato a este tipo de cirurgia geralmente apresenta algum grau de motivação pessoal, profissional e ou desportivo. Em consulta, terá que ser submetido a rigorosos estudos e exames pré-operatórios para avaliação dos critérios anatómicos de segurança, dos riscos versus benefícios e do seu perfil psicológico.

Atualmente, existem 3 grandes tipos de cirurgia refractiva:

  1. NA CÓRNEA – cirurgia LASER – LASIK / PRK
  2. NA CÂMARA ANTERIOR – Introdução de uma lente intraocular
  3. NO CRISTALINO – Substituição deste por uma lente intraocular

O tipo de cirurgia proposto terá que estar de acordo com a avaliação anatómica efetuada, com a idade do doente na altura da decisão e pela presença ou não de presbiopia (vista cansada para perto) e de catarata.

Poderá haver a necessidade, em casos selecionados, de combinar cirurgias diferentes para obtenção de um resultado refractivo perfeito.

Há doentes que nunca poderão fazer cirurgia refrativa na córnea e ou na câmara anterior. Estes poderão equacionar uma cirurgia refractiva do cristalino pelos 50 anos de idade.