A cirurgia mais correntemente usada na área oculoplástica é a correcção das bolsas e das pregas das pálpebras superiores – Ritidectomias.
A atenuação das rugas à volta dos olhos, classicamente tratadas com aplicação de botox e injecções de ácido hialurónico sofre nova evolução com a aplicação de plasma activado com factores de crescimento (PRGF – acrónimo da expressão inglesa).
O PRGF, obtido a partir do sangue do próprio doente através de um processo laboratorial rápido, é posteriormente injectado na pele sob a área das rugas a tratar.
Ao ser um produto natural e com origem na própria pessoa é isento da possibilidade de reacções alérgicas ou infecções cruzadas, de dor e o seu efeito é suave, sem evidenciar perante terceiros a existência de alguma modificação brusca ou “artificial” da expressão facial.
Em situações moderadas fazem-se habitualmente 2 aplicações com intervalo de 2 a 3 semanas e em casos mais acentuados repete-se o tratamento passados 3 meses.
Em situações extremas, de peles com rugas abundantes e profundas, o tratamento pode ser repetido ao critério do doente uma vez que não há risco de sobredosagem.
Mais de 50 % das pessoas tratadas, ao fim de um ano, ainda não consideraram necessário recomeçar com as aplicações.
De uma forma algo prática e simplificada pode dizer-se que o aspecto do rosto seria semelhante ao que existiria há 3 ou 4 anos atrás.
Este produto, com as suas múltiplas fórmulas de preparação tem aplicação em oftalmologia, – no tratamento do olho seco e das lesões graves da córnea tais como úlceras tróficas – utiliza-se também em ortopedia, traumatologia, estomatologia, etc.