(Cirurgia da vista cansada para perto)
A presbiopia (vista cansada para perto) aparece, geralmente, a partir dos 45 anos de idade. É o resultado normal do envelhecimento do cristalino, a lente natural do olho, que perde progressivamente a capacidade de variação da sua potência refractiva, deixando de focar para perto.
A presbiopia pode ter correção cirúrgica a partir dos 50 anos.
Atualmente, existem vários tipos de cirurgias. No entanto, a mais aceite pela comunidade cientifica devido aos bons resultados apresentados é a CIRURGIA REFRACTIVA DO CRISTALINO.
Esta cirurgia consiste em, através de uma incisão de cerca 1.8 mm na córnea, remover todo o conteúdo do cristalino deixando o saco capsular, onde se implanta uma LENTE INTRAOCULAR MULTIFOCAL. É realizada sob anestesia tópica (aplicação de gotas), é indolor e efetuada em regime de ambulatório.
A LENTE INTRAOCULAR MULTIFOCAL tem a capacidade de corrigir os erros refractivos para longe (hipermetropia, miopia e astigmatismo) e para perto, permitindo ao doente ver a todas as distâncias sem óculos.
A substituição do cristalino transparente, sem catarata, por uma lente intraocular em indivíduos com mais de 50 anos é clinicamente aceitável, uma vez que o cristalino já deixou de fazer a focagem para perto e começa a apresentar múltiplos processos de envelhecimento com instabilidade refractiva (sucessivas alterações na graduação dos óculos) e deterioração da qualidade da visão.
A recuperação da visão pós-cirurgia acontece entre 12 a 48 horas.